Na Medida do Possível

Fique por dentro do que rolou na sala de aula, principalmente se você tiver dormido no meio dela...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Humor e Informação

Escola Estadual Fernando Otávio
 
          Pará de Minas jamais implantara uma escola de proporções tão elevadas quanto às do Ginásio São Francisco – Departamento Masculino, prédio construído pelo Governo do Estado de Minas Gerais, sendo Governador Benedito Valadares, político notável, filho da terra.
          A partir de 25.02.1943, já concluído, abrigou o Ginásio São Francisco, transferido da sede provisória no prédio do antigo Grande Hotel, iniciando também o seu internato. O Ginásio São Francisco foi fundado no ano anterior pelos Padres Franciscanos, holandeses, sob os auspícios do Governador Benedito Valadares. Jovens de municípios distantes e mesmo de outros Estados ali estudaram, recebendo benéfica formação através da disciplina e dedicação dos mestres.
         Com a desistência da Congregação Franciscana em manter o contrato com o Estado, o prédio passou a acolher, em 1967, o Ginásio Estadual Fernando Otávio, que já funcionava desde o ano anterior em sede provisória. Em 1974 o Colégio passou a denominar-se Escola Estadual Fernando Otávio. A denominação da escola é uma homenagem a Fernando Otávio da Cunha Xavier, Presidente da Câmara e Agente Executivo do Município (1905 a 1912), Promotor de Justiça e 1º diretor do Grupo Escolar Torquato de Almeida, 1ª escola da cidade.
        O edifício da Escola Estadual Fernando Otávio, de grandes proporções, monumentais até, se desenvolve em três pavimentos, num Partido Arquitetônico quadrangular, conformando um "U", perfazendo-se um total de 7076m2.
       As linhas básicas, depurando as formas em sua essência geométrica, são do movimento Art Déco, estilo que atingiu seu apogeu entre os anos 20 e 40. Em oposição aos excessos do Art Nouveau, o estilo marca sua arquitetura com tom pastel, além das linhas geometrizadas. Este movimento concilia a produção industrial e as artes, conciliação observada na seriação rítmica das janelas tipo "francesas", dispostas lateralmente na fachada principal.
       O frontão central, encimado pelo triângulo conformado pelo telhado de "duas águas" merece destaque: com três janelas verticalíssimas e estilizadas em arco pleno, simplesmente envidraçadas, que correspondem ao segundo e terceiro pavimentos. A portada de entrada, acesso principal do edifício no primeiro pavimento, é um vão em arco pleno que corresponde em sua largura às três grandes janelas verticais dos dois pavimentos logo acima. A chegada a tal portada, que antecede o hall principal da escola, se faz por escadaria monumental, com um desnível que se traduz em baldrame corrido em ambas laterais do prédio, o que engrandece ainda mais as dimensões do conjunto.
       Em 1991 o prédio, que é um dos maiores edifícios escolares do interior do Estado, passou por ampla reforma. A maior escola da cidade, localizada à Praça Frei Concórdio, 750, conta com 30 salas de aula, mais de 100 professores e quase 3000 alunos, oferecendo da 5ª a 8ª séries do 1º grau e o 2º grau. Tem como vizinhos a Igreja Matriz de São Francisco, a Praça de Esportes do Pará e a Escola Estadual Frei Concórdio. 
       A edificação foi tombada pelo Município de Pará de Minas em 13 de abril de 1998, pelo Decreto Nº 2768.

Curiosidades sobre a Escola Estadual Fernando Otávio

Nº de salas de aula: 25
Total de salas: 40
Nº de alunos: 2700
(Matutino: 1100,Vespertino: 1000,Noturno:600)
Nº de professores: 103
Nº de funcionários: 61
Nº de livros na biblioteca: aproxim. 16.000
Nº de diretores que a escola já teve: 4
Média de livros pegos na biblioteca por dia: de 150 a 200 livros


Nenhum comentário:

Postar um comentário