Na Medida do Possível

Fique por dentro do que rolou na sala de aula, principalmente se você tiver dormido no meio dela...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fatos Históricos

Fatos Históricos sobre a Escola Estadual Fernando Otávio

Humor e Informação

Escola Estadual Fernando Otávio
 
          Pará de Minas jamais implantara uma escola de proporções tão elevadas quanto às do Ginásio São Francisco – Departamento Masculino, prédio construído pelo Governo do Estado de Minas Gerais, sendo Governador Benedito Valadares, político notável, filho da terra.
          A partir de 25.02.1943, já concluído, abrigou o Ginásio São Francisco, transferido da sede provisória no prédio do antigo Grande Hotel, iniciando também o seu internato. O Ginásio São Francisco foi fundado no ano anterior pelos Padres Franciscanos, holandeses, sob os auspícios do Governador Benedito Valadares. Jovens de municípios distantes e mesmo de outros Estados ali estudaram, recebendo benéfica formação através da disciplina e dedicação dos mestres.
         Com a desistência da Congregação Franciscana em manter o contrato com o Estado, o prédio passou a acolher, em 1967, o Ginásio Estadual Fernando Otávio, que já funcionava desde o ano anterior em sede provisória. Em 1974 o Colégio passou a denominar-se Escola Estadual Fernando Otávio. A denominação da escola é uma homenagem a Fernando Otávio da Cunha Xavier, Presidente da Câmara e Agente Executivo do Município (1905 a 1912), Promotor de Justiça e 1º diretor do Grupo Escolar Torquato de Almeida, 1ª escola da cidade.
        O edifício da Escola Estadual Fernando Otávio, de grandes proporções, monumentais até, se desenvolve em três pavimentos, num Partido Arquitetônico quadrangular, conformando um "U", perfazendo-se um total de 7076m2.
       As linhas básicas, depurando as formas em sua essência geométrica, são do movimento Art Déco, estilo que atingiu seu apogeu entre os anos 20 e 40. Em oposição aos excessos do Art Nouveau, o estilo marca sua arquitetura com tom pastel, além das linhas geometrizadas. Este movimento concilia a produção industrial e as artes, conciliação observada na seriação rítmica das janelas tipo "francesas", dispostas lateralmente na fachada principal.
       O frontão central, encimado pelo triângulo conformado pelo telhado de "duas águas" merece destaque: com três janelas verticalíssimas e estilizadas em arco pleno, simplesmente envidraçadas, que correspondem ao segundo e terceiro pavimentos. A portada de entrada, acesso principal do edifício no primeiro pavimento, é um vão em arco pleno que corresponde em sua largura às três grandes janelas verticais dos dois pavimentos logo acima. A chegada a tal portada, que antecede o hall principal da escola, se faz por escadaria monumental, com um desnível que se traduz em baldrame corrido em ambas laterais do prédio, o que engrandece ainda mais as dimensões do conjunto.
       Em 1991 o prédio, que é um dos maiores edifícios escolares do interior do Estado, passou por ampla reforma. A maior escola da cidade, localizada à Praça Frei Concórdio, 750, conta com 30 salas de aula, mais de 100 professores e quase 3000 alunos, oferecendo da 5ª a 8ª séries do 1º grau e o 2º grau. Tem como vizinhos a Igreja Matriz de São Francisco, a Praça de Esportes do Pará e a Escola Estadual Frei Concórdio. 
       A edificação foi tombada pelo Município de Pará de Minas em 13 de abril de 1998, pelo Decreto Nº 2768.

Curiosidades sobre a Escola Estadual Fernando Otávio

Nº de salas de aula: 25
Total de salas: 40
Nº de alunos: 2700
(Matutino: 1100,Vespertino: 1000,Noturno:600)
Nº de professores: 103
Nº de funcionários: 61
Nº de livros na biblioteca: aproxim. 16.000
Nº de diretores que a escola já teve: 4
Média de livros pegos na biblioteca por dia: de 150 a 200 livros


Mitos, Lendas e Curiosidades

Vídeo: A LENDA (auditório)


MITOS E LENDAS


Muitas pessoas confundem mitos com lendas, então para começarmos vamos entender o que é LENDA, o que é MITO e quais as diferenças entre um e outro.


Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita. Do latim legenda (aquilo que deve ser lido), as lendas inicialmente contavam histórias de santos, mas ao longo do tempo o conceito se transformou em histórias que falam sobre a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura.
Características de uma Lenda:
- Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.
- Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos.
- Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.
- Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.
- Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois apesar de serem fruto da imaginação não são necessariamente sobrenaturais ou fantásticas.
- Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam.

Mitos são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado.
Características de um mito:
- Tem caráter explicativo ou simbólico.
- Relaciona-se com uma data ou com uma religião.
- Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semi-deuses.
- Ao contrário da explicação filosófica, que se utiliza da argumentação lógica para explicar a realidade, o mito explica a realidade através de suas histórias sagradas, que não possuem nenhum tipo de embasamento para serem aceitas como verdades.
- Alguns acontecimentos históricos podem se tornar mitos, desde que as pessoas de determinada cultura agreguem uma simbologia que tornem o fato relevante para as suas vidas.
- Todas as culturas possuem seus mitos. Alguns assuntos, como a criação do mundo, são bases para vários mitos diferentes.
- Mito não é o mesmo que fábula, conto de fadas ou lenda.

Mitos sobre a Escola:
         Ex-alunos e ex-professores da Escola Estadual Fernando Otávio, dizem que no prédio da escola há fantasmas de padres que foram lá enterrados no terceiro andar, a presença marcante da "Mulher do algodão", "Roquinéia" (a ex-aluna degolada viva segundo a versão mais comum), do fantasma-mor "Tiárôia", e a presença de um homem de terno preto que aparece na biblioteca, arrumando as estantes, a presença da professora Julia no auditório (foi ela que fez as cortinas) além de falarem que na escola havia passagens secretas, mas que foram tampadas após a sua última reforma.



Lenda sobre a Escola:
Fantasmas e assombrações

A maioria das lendas do Fernando Otávio são a respeito de fantasmas e assombrações. Muitos alunos, ex alunos, funcionários e ex funcionários da escola contam e recontam para as pessoas histórias sobre assombrações no terceiro andar, fantasmas em caixa d’gua.
Antigamente, nossa escola era o São Francisco, e era coordenada por padres, e então os padres que morreram, pessoas acreditam que eles ficam vagando pelo terceiro andar, e dizem a respeito de um homem de terno que fica arrumando livros na biblioteca. Falam também de loiras no banheiro, mulheres entre as cortinas do auditório, ouvimos muito falar que o laboratório é mal assombrado, e a carpintaria, todos tem medo de entrar lá. Sem contar com passagens que ninguém sabe onde dar, e o telhado de nossa escola. São apenas mitos que passam de gerações em gerações, e que acredite quem quiser.

Alcides

Segundos alunos, ex-alunos, e alguns funcionários da escola Fernando Otávio, havia um senhor deficiente que morava na casa que fica na pista, em cima onde há os banheiros masculino e feminino, chamado Alcides, e este senhor já falecido, assombrava aquele lugar, e enquanto os alunos faziam educação física, ele ficava andando nesta casa, e fazendo barulhos, e alunos diziam ouvir passos de alguém ali, e que na verdade não havia ninguém. São apenas mitos e lendas, que passam de pessoas para pessoas, e que divertem os alunos.


Arroz com pombo

Como todos sabem na nossa escola vivem vários pombos. Há algum tempo atrás o número de pombos era bem maior que o atual,até que certo dia, o número de pombos diminuiu drasticamente . Os alunos então, percebendo tal sumiço, começaram a brincar dizendo que o arroz com frango que era servido toda quinta-feira, na verdade não era frango e sim carne de pombo. Até algumas cantineiras entraram na brincadeira, e isso levou várias pessoas e alunos a acreditarem nessa brincadeira. Tinham alunos que nem merendavam na cantina da escola nas quintas-feiras, pensando que o prato era realmente com carne de pombo. Isso então, deu origem ao mito: Fernando Otávio serve arroz com pombo. Porém isso depois originou um grande problema com a direção da escola. Mas o mito é comentado até hoje por alguns antigos alunos e professores.

 A loira do banheiro
Ela vive nos banheiros da escola. Possui farta cabeleira loira, é muito pálida, tem os olhos fundos e as narinas tapadas por algodão, a fim de que o sangue não escorra. Causa pânico entre os estudantes.
Dizem que era uma aluna que gostava de cabular as aulas, escondendo-se no banheiro. Um dia, caiu, bateu com a cabeça e morreu. Agora, seu fantasma vaga à espera de companhia, assombrando todos aqueles que fazem o mesmo que ela costumava fazer. Em outras versões, é uma professora que se apaixonou por um aluno. Terminou assassinada, a facadas, pelo marido traído. Tem o rosto e o corpo ensangüentados, as roupas em frangalhos.
Loura ou loira do banheiro, menina do algodão, big loura. Lenda urbana contemporânea que ocorre, com modificações, em todas as regiões do Brasil. Algumas vezes é uma mulher feita, outras vezes, uma menina. Os locais de sua aparição podem variar: escolas, centros comerciais, hospitais. Entre os caminhoneiros, surge nos banheiros de estrada, de costas, linda, corpo perfeito, belas pernas. Porém, ao se voltar para sua vítima, com o rosto sangrento, causa o horror.
Acredita-se, também, que seja possível invocá-la. Para isto, basta apertar a descarga por três vezes seguidas ou chutar, com força, o vaso sanitário. Então, ela aparecerá, pronta para atacar a primeira pessoa que entrar no banheiro.

Fatos reais:
- Explosões de banheiro (sempre tinha que ter uma privada extra, pois os meninos explodiam muito os banheiros).
- Uma vez colocaram sabão na caixa d’água (alguma mente criativa conseguiu fazer isso).
- Já pegaram fogo na janela de uma sala, no dia do Halloween acenderam vela ... e pegou fogo!
- Um sujeito já levou uma churrasqueira para o telhado e fez uns churrasquinhos...
- O muro da quadra já caiu, assustando muitas pessoas.
Entre muitas outras coisas!

Entrevista com Ângela Lopes

Você é Professora de qual matéria?
Matemática

Trabalha no Fernando Otavio há quanto tempo?
Trabalhei lá por 30 anos

Dizem que a escola é cheia de lendas, você conhece ou presenciou alguma?
Sim, conheço. Dizem que viam vultos entrando no banheiro... (risos)
E tem outra que dizem que a oficina que tinha lá começou a funcionar sozinha.
Mas eu não vi nada disso.

E em relação aos alunos, conte algo engraçado que aconteceu...
Bom... São tantas coisas... (risos) Teve uma vez em que eu estava dando aula e cheguei perto de um aluno, ele estava fazendo exercícios de geografia, e quando percebeu minha presença começou a tremer e jogou o caderno longe (risos)






 



Mitos, Lendas e Curiosidades

Introduçao aos 45 anos da Escola Estadual Fernando Otávio

         Desde o dia em que você começou a estudar e freqüentar a escola até hoje, já se passou um bom tempo, certo? Assim como em sua família e sua casa, que você vê e frequenta todos os dias, você também deveria saber tudo sobre sua escola! Tudo bem que o Fernando Otávio é bem grande e não dá para saber sobre tudo o que aconteceu ou acontece por lá, mas há, com certeza, coisas muito legais. Quem nunca ouviu falar daqueles casos de planos infalíveis de antigos alunos, que vão desde a invasão da caixa d’água até mesmo bombas colocadas (estrategicamente) nos banheiros? Além disso, há inúmeras lendas que cercam o prédio da nossa escola, espíritos que ainda vagam nos corredores, máquinas que ligam e desligam sozinhas... Vai saber? Tudo ainda é um mistério...
                Além de tantos casos e causos, a escola ainda guarda grandes histórias, sendo um marco para Pará de Minas. O Fernando Otávio já formou inúmeros grandes profissionais nas mais diversas áreas, professores brilhantes já passaram por lá, eventos importantes constantemente acontecem no interior de suas antigas paredes...
                Por isso, recomendo a você que leia, ouça e veja nossos trabalhos, que com certeza contarão um pouco dessas histórias! Informe-se e divirta-se!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Chat

Bom dia, boa tarde, boa noite ser humano que agora acessa o blog! Só na paz? Hoje tem mudanças aqui no blog, êêêêêêê! Como forma de interatividade entre os membros, e também para "diferenciar" dos outros blogs, (pois é, tem gente achando que é uma competição entre as salas pra ver quem tem o melhor blog) trago aqui um CHAT, provavelmente já conhecido por vocês, ele se encotra no fim da página e é bem fácil de usar.

Assim que você acessa a página do blog, você estará automaticamente online no chat. Na primeira vez que entrar, seu nome estará de forma bem "feia", como: WhoogieBuzzy, mas é fácil de mudar, basta clicar no seu nome que irá aparecer uma janela na qual é possível alterar seu nome e avatar.


Qualquer dúvida, podem me perguntar, que se tiver ao meu alcance, ajudarei.

Bom, por enquanto é isso, espero que estejam curtindo o blog. E qualquer crítica ou sugestão é bem-vinda!
Até mais, abraço.




UP¹: Foram adicionados alguns contadores também, que podem ser encontrados na barra ao lado>>
Contador de visitas, pessoas online, e visitantes pelo mundo.
 Créditos ao Matheus. Thanks

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Integrantes dos grupos

Grupo 1--> Ariel, Felipe, Henrique A., Gustavo, Samuel e Daniel;
Grupo 2--> Marlon, Bruno, Carlos, Bernardo, Gabriel e Ana Letícia;
Grupo 3--> Ana Flávia, Anna Luisa, Carolina, Larissa, Lorena e Thaís;
Grupo 4--> Lucas, Eric, Rafael, Marco Túlio, Victor e Isabela Abreu;
Grupo 5--> Stela, Isabela Vilela, Ana Laura, Aline e Fernanda;
Grupo 6--> Aléxia, Alice, Antônio, Joice, Tércia e Thalles;
Grupo 7--> Letícia, Camilla, Paula, Matheus, Renan e Henrique S.

Grupo 6 --> O Alienista

Desculpem a demora pelo post, ando meio distraído ultimamente, mas aqui está
>Clique no link abaixo para vizualizar o vídeo do grupo<
O Alienista - Paródia - Grupo 6

domingo, 26 de setembro de 2010

Figuras de Linguagem

Clique para vizualizar


Aliteração



Silepse

Comparação



Zeugma

Repetição


Caça-palavras: Repetição.
araaaaaaaaaaaaaaraaaaaaaaaaaaaraaaaaaaaaaaaaaaara
aaeaaaaaaaaaaaeaaeaaaaaaaaaaeaeaaaaaaaaaaaaaeaa
aaapaaaaaaaaapaaaapaaaaaaaapaaapaaaaaaaaaaapaaa
aaaaeaaaaaaaeaaaaaaeaaaaaaeaaaaaeaaaaaaaaaeaaaa
aaaaataaaaaataaaaaaaataaaaataaaaaaataaaaaaataaaaaa
aaaaaaiaaaaaiaaaaaaaaaaiaaaaiaaaaaaaaiaaaaaaiaaaaaaa
aaaaaaçaaaçaaaaaaaaaaaçaaaçaaaaaaaaaçaaaaçaaaaaaa
aaaaaaaãaãaaaaaaaaaaaaaãaãaaaaaaaaaaaãaãaaaaaaaa
aaaaaaaaoaaaaaaaaaaaaaaaoaaaaaaaaaaaaaoaaaaaaaaa

O Alienista


O Alienista

(Machado de Assis)

O Alienista é uma obra literária do escritor Machado de Assis. É um conto cuja história é como uma novela (exemplo de comparação). A maioria dos críticos considera a célebre obra um conto mais longo, causa da sua estrutura narrativa.
         Publicada em 1882, juntos ao Papéis Avulsos também em 1882.Para muitos, é considerado como o primeiro romance brasileiros do movimento realista.
         Fala sobre a história do Simão Bacamarte,médico conceituado em Portugal e na Espanha, decide enveredar-se pelo campo da psiquiatria e inicia um estudo sobre a loucura e seus graus, classificando-os. Instalou-se em Itaguaí, onde Funda a Casa Verde, um hospício na vila de Itaguaí e abastece-o de cobaias humanas, para as suas pesquisas. (exemplo de zeugma)
         Machado de Assis,nascido em Rio de Janeiro,21 de junho de 1839,escritor brasileiro,amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional.Escreveu praticamente todos os gêneros literários.Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.
        Em O Alienista já encontramos o Machado de Assis definitivo, dono e senhor de sua expressão, traduzindo em recursos de estilo certas características, por assim dizer, labiríntica do seu modo de pensar. Preocupado com a infidelidade das palavras, pesando-as, examinando-lhes as facetas, contra ou a favor da luz; escritor em quem, aparentemente, a linguagem é a preocupação maior, quando, na verdade, só houve preocupação de dar às idéias vestimenta adequada e autêntica.
        O narrador é em 3ª pessoa, portanto, onisciente. A intenção do narrador é a análise do comportamento humano: vai além das aparências e procura atingir os motivos essenciais da conduta humana, descobrindo, no homem, o egoísmo e a vaidade. A intencionalidade crítica do narrador não se reflete somente ao ser humano de forma geral. Ele critica, também, a postura do cientista e do extremo cientificismo do final do século XIX. Conseqüentemente, o narrador termina por criticar a Escola Naturalista.

Figuras de Linguagem - Grupo 2 --> Marlon, Bruno, Carlos, Bernardo e Ana Letícia


Complete a cruzadinha com as figuras de linguagem correspondente às frases dos itens a seguir:


F- O pavão é um arco-íris de plumas.
I- O essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja.
R- O presidente dos pobres suicidou-se em 1954.
A- Dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo.
S- Isaac a vinte passos, divisando o vulto de um, pára, ergues a mão em viseira, firma olhos.
E- A moral legisla para o homem; o direito para o cidadão.
L- A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam.
I- De tudo que ele suscita e esplende e estremece e delisa.
N- O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô.
A- Não te esqueças daquele amor ardente que já nos olhos meus tão puro visto.
E- A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia.
M- Nenhum dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes de major.



1-







M
E
T
Á
F
O
R
A




2-

P
R
O
S
O
P
O
P
É
I
A


















G
--


















U







3-









P
E
R
Í
F
A
S
E


4-











A
N
T
Í
T
E
S
E
5-










A
S
S
Í
N
D
E
T
O












██



















D







6-










Z
E
U
G
M
A















██







7-









S
I
L
E
P
S
E



8-





P
O
L
I
S
S
I
N
D
E
T
O


9-
S
I
L
E
P
S
E
██
D
E
██
N
Ú
M
E
R
O














G



















U







10-





H
I
P
É
R
B
A
T
O

















G







11-







A
L
I
T
E
R
A
Ç
Ã
O


12-







M
E
T
O
M
Í
N
I
A