Na Medida do Possível

Fique por dentro do que rolou na sala de aula, principalmente se você tiver dormido no meio dela...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Trabalho sobre figuras de linguagem e O Alienista

FIGURAS DE LINGUAGEM

Figuras de linguagem são estratégias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação às funções da linguagem, que são características globais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. É muito usada no dia-a-dia das pessoas.
Alguns exemplos:
A vida é um palco iluminado. (metáfora)
Já disse mais de um milhão de vezes! (hipérbole)
O único sentido oculto das coisas é elas não terem sentido oculto nenhum. (paradoxo)
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas... (hipérbato)




O ALIENISTA

Ao se instalar em Itaguaí
Sabendo o ponto em que ir,
A Casa Verde ele acaba fundando
E a loucura ir estudando.

Para a loucura estudar,
Muitas pessoas ele começa a internar
Até a sua esposa ele internou,
Olha que confusão causou!

E com tanta confusão,
Aconteceu uma rebelião,
A Rebelião dos Canjicas,
Liderada por um ambicioso barbeiro
Que acaba aliando ao alienista em seu meio.

Com uma intervenção militar, os revoltosos são trancafiados no hospício
E o alienista recupera o seu prestígio.

E vendo a quantidade de loucos no hospício,
Ele vê que só ele é o sadio
E na Casa Verde ele acaba se instalando
Onde tempos depois morto ele acaba ficando.

E quando o fim havia chegado,
Eu vi que o alienista
Era o alienado.





ENCONTROS E DESENCONTROS

  Pouco tempo atrás, casei-me. Foi tudo muito rápido : casei-me, fui a lua-de-mel, tive um filho. Hoje ele está com dois aninhos, então , lembrando-me da minha vida de solteira, eu e meu marido resolvemos viajar. Achamos que não seria problema, já que era tão pouco tempo. Pra variar, estávamos errados.

  A Luma deixou o Leo aqui em casa. Já disse milhões de vezes que a árvore genealógica nunca me ajudou mesmo. Não tenho nada contra o meu netinho, longe disso, o único problema é que tenho quase certeza que não sei mais como cuidar de uma criança.Claro, são só três dias.Espero que não seja tão ruim.
Primeiro dia.Acordo num bom-humor que não via há muito tempo. Claro que, passado algum tempo, ele acabaria ao mesmo tempo em que vi que meu dia estaria praticamente perdido.O Leo subiu no pé de laranja.Desceu.Subiu de novo e arranhou a barriga da perna.Voltou chorando.Um ou outro.Resolva-se, pensei .Após esse pequeno show, ele passou o resto do dia na frente da TV. Após ter pintado o sete, não esperava nada diferente disso. Fiz o jantar, li uma história para ele, dormi.Segundo dia. Às 9:00, ele já estava com a manga da camisa rasgada e a maçã do rosto machucada. O resto do dia foi exatamente como o do anterior. Terceiro dia. Mesmo antes de eu ter assado a asa do frango, ele já tinha feito uma arte na cozinha. Enquanto limpo a bagunça, a porta se abre. E lá está ela, obviamente, com a mesma cara de mãe incompetente. 

  Bom, chegamos de viagem, tomamos banho, saímos para dançar.Voltamos cedo, nos arrumamos, fomos direto para a casa da minha sogra. Chegando lá, percebemos o caos que a casa estava, e vimos tudo em sequencia: o pé da cadeira quebrando, meu filho chorando, minha sogra limpando. Educadamente, alegremente e calmamente, ajudei minha sogra e agradeci. Mal eu sabia que, no dia seguinte, todos os meus parentes estariam lá em casa festejando e eu novamente teria que limpar a bagunça. Lá vamos nós de novo.
 
Figuras de linguagem utilizadas : catacrese, assíndeto, eco e hiato.


GRUPO: Stela, Isabela Vilela, Ana Laura, Aline, Fernanda e Patrícia

 

Um comentário: